Na Âme, prezamos para que você saiba como acontecem detalhadamente todos os processos produtivos, desde a compra da matéria prima até a estocagem das peças.

A Âme ainda é uma marca pequena e de baixa escala, ainda não temos arquivos de imagens para dividir com vocês, mas sentimos que é nossa obrigação passar essas informações, mesmo sem fotos. Aos poucos vamos atualizando aqui as imagens. 

De onde vem nossos tecidos?

Nós sempre frisamos que trabalhamos com tecidos naturais e orgânicos, mas é essencial que vocês saibam de onde vem esses tecidos, quem são os nossos fornecedores.

       Tecidos Âme
Tecidos Âme

  • Algodão Orgânico:

O Algodão Orgânico utilizado pela Âme vem da Justa Trama, que é uma empresa de Porto Alegre - RS. 

"Justa Trama é a marca da cadeia produtiva do algodão agroecológico. É sistema de produção totalmente ecológico e sustentável e parte da rede de economia solidária. A Justa Trama é composta por trabalhadores(as) organizados(as) em empreendimentos da economia solidária. São mulheres e homens agricultores, fiadores, tecedores, costureiras, artesão e coletores e beneficiadores de sementes. É gente que acredita no comércio justo e solidário e em relações de produção sem exploração. A roupa que resulta deste cuidado todo é linda e cheia de atitude!" 
Texto retirado do site da Justa Trama

Portanto, a tricoline, o brim, a malha e a cambraia que utilizamos em algumas peças são provenientes do forncimento da Justa Trama. 

 

  • Linho:

O Linho que utilizamos é da G.Vallone e também da TexPrima. São tecidos 100% linho natural.

 

De onde vem nossos aviamentos?

Por aqui, sempre tentamos reduzir ao máximo a utilização desnecessária de aviamentos. Mas eles são importantes para propor um acabamento de melhor qualidade nas peças.

  Aviamentos Âme, plaquinhas de metal redondas.
Plaquinhas de Metal da Âme

  • Plaquinhas e outros ítens de metal:

Nossas plaquinhas são feitas de metal e fornecidas por um produtor de Belo Horizonte. Para não virar lixo futuramente, nós temos o processo de reaproveitá-las em novas peças. Isso é feito quando recebemos a peça de volta pelo Ciclo de Vida do Produto.

Os zíperes que utilizamos são também de metal, com a lateral em tecido 100% algodão. Os zíperes não possuem a possibilidade de serem reaproveitados, portanto para evitar a produção de lixo incorreta, nós desmontamos o zíper (separando metal e tecido) e depois destinamos cada parte para a sua respectiva forma de reciclagem.

 

  • Botões:

Todos os botões que utilizamos são da linha sustentável da EcoBotões. Os botões, por serem naturais, podem ser compostados quando não tiverem mais opção de uso. Caso eles estejam em bom estado, nós reaproveitamos em novas peças. 

 

  • Outros aviamentos (linhas, elásticos, cadarços, colchetes, etiquetas, etc):

Todos os outros aviamentos que utilizamos também possuem destino correto na hora do descarte. Os que podem ser compostados, nós colocamos na composteira, os que não são biodegradáveis nós destinamos para centros de reciclagem. Nada é destinado ao lixo incorretamente.

Imagem do Fashion Revolution, questionando Quem Fez Minhas Roupas?
#FashionRevolution

 

Quem faz as nossas peças?

Aqui na Âme adotamos também a transparência total sobre quem são as pessoas por trás de cada detalhe das peças. Abaixo vamos colocar nome de cada pessoa responsável pela nossa produção.

Lembrando que praticamente toda a nossa produção é terceirizada.

  • Modelagem e Pilotagem:

A modelista responsável pela Coleção Alma foi a Lílian, de Belo Horizonte. Ela fez todas as nossas peças, inclusive suas graduações. Lílian também foi nossa pilotista, fazendo todas as nossas primeiras peças de prova.

O tempo gasto para a produção dos moldes e pilotos foi de aproximadamente três semanas, depois tivemos mais uma semana para ajustes. 

 

  Modelo Taís fazendo a prova de nossas peças pilotos da Coleção Alma. Na foto ela usa Colete Reto.
  Primeira prova de peças pilotos da Coleção Alma.
Taís veste Colete Reto.

 

Já para a coleção Raízes, a modelista e pilotista responsável foi a Silvana, também de Belo Horizonte. Silvana fez todas as nossas peças, incluindo graduações e ajustes. 

O tempo gasto para a produção dos moldes e pilotos foi de cerca de um mês, depois foram mais duas semanas para ajustes. 

Já a modelagem e pilotagem dos acessórios da Coleção Raízes é feito por Marly, de Itabira - MG. Foram gastas cerca de duas semanas para a produção de todas as peças, incluindo echarpes e clutchs. 

 

  • Corte e Produção:

Todas as nossas primeiras peças e produções foram cortadas e produzidas também por Lílian e SIlvana e suas equipes. 

O tempo gasto para produção total da Coleção Alma, foi de cerca de dois meses.

O tempo gasto para a produção das primeiras peças da Coleção Raízes foi de cerca de um mês. A coleção Raízes ainda está sendo produzida.

 

  • Produção dos Kits Sustentáveis (100 Plástico):

Toda a produção dos nossos Kits Sustentáveis é feito por Marly, e são feitos em Itabira-MG. 

A produção de cada Kit é de cerca de 1H.

 

  • Tingimento Natural:

Todo o processo de tingimento natural é feito pelas mão da Júnnia e da Marly. O tempo gasto para esse processo de tingimento varia muito, pois cada peça e cada cor demandam soluções específicas. 

Tingimento com a casca de cebola, no tacho de cobre.
Processo de tingimento com casca de cebola.

Você pode conhecer mais sobre nosso processo de tingimento natural aqui. 

 

CONHEÇA NOSSAS CERTIFICAÇÕES.

CONHEÇA O MANIFESTO DA ÂME.

_________________________

Horário de atendimento da Âme:

SEGUNDA A SEXTA - DAS 10H ÀS 18H | SÁBADOS E DOMINGOS - DAS 10H ÀS 14H

Fale conosco através do número (31) 9 8308-3454 ou clique no ícone no canto inferior da tela.